Nos dias de hoje nenhum negócio dura muito tempo se não possuir um website, um portal na internet onde o cliente possa encontrar tudo o que precisar de saber sobre a empresa. Nele são expostos os serviços que a organização oferece, a sua história, o seu propósito e formas para o cliente entrar em contacto com a empresa.

Além disto, muitos destes websites possuem também uma loja online para facilitar o momento da compra aos utilizadores.

Nesse sentido, é extremamente relevante analisar os dados estatísticos do tráfego nos websites para perceber se este está ou não a ter sucesso.

Parâmetros como o número de visualizações, as páginas mais visitadas, o tipo de público que as visitam e as palavras-chave mais indicadas para o aumenta das visualizações deverão ser variáveis de análise fundamentais para os departamentos de marketing das empresas.

Assim são várias as ferramentas disponíveis na internet para analisar o tráfego e o conteúdo de um website. Neste artigo vão ser focadas algumas ferramentas de grande ajuda para os webmarketers.

Similar Web

Existindo desde 2011, esta plataforma permite a quem a usa observar todos os registos sobre o tráfego e os rankings de um determinado website, mostrando dados como a posição global e por país do mesmo, bem como as características dos seus visitantes nos últimos 6 meses.

A plataforma Similar Web mostra ainda quanto do tráfego foi orgânico e quanto foi pago, as páginas mais populares do website e quantos visitantes acederam à página através das redes sociais ou de motores de busca, entre outros.

Ainda assim, o principal ponto de destaque desta ferramenta está na possibilidade do utilizador comparar os dados de dois websites distintos, o que é particularmente útil para análises à concorrência.

SemRush

O SEMRush é ainda assim um dos melhores instrumentos de análise de websites no mercado. Tal como o anterior, o SEMRush também coloca à disposição do seu utilizador uma variedade enorme de dados sobre as características dos visitantes do website pesquisado.

Ideal para profissionais da área do marketing, o SEMRush destaca-se pela ênfase que dá às palavras-chave dos websites, permitindo saber não só quais são aquelas mais procuradas pelos internautas para chegarem à página pesquisada como também o papel e a relevância de cada uma.

Além dos dados normais sobre o tráfego de uma página, esta ferramenta permite também saber quais são os seus principais concorrentes, analisando ainda a prestação e os dados destes.

Moz Keyword Explorer

Tal como a plataforma anterior, o Moz Keyword Explorer, ou simplesmente Moz, requere que o utilizador se registe para conseguir aceder às suas funcionalidades.

Foca-se principalmente no desempenho das palavras-chave nos websites pois hoje em dia, com o aumento da popularidade do SEO, são dos componentes mais importantes para estes terem sucesso. Assim, esta ferramenta permite ao utilizador fazer uma decomposição enorme das palavras-chave que constituem um website, apresentando ainda sugestões de palavras parecidas e quais aquelas que são as mais valiosas para as pesquisas dos internautas.

Clicky

Tal como todas as restantes aqui apresentadas, esta ferramenta também apresenta vários dados importantes sobre os utilizadores que frequentam um determinado website. O seu interface é bem intuitivo e limpo e apresenta a informação de forma bem clara para o utilizador.

Outra funcionalidade interessante do Clicky é o mapa de calor. Esta ferramenta permite perceber as áreas de uma página em que o internauta mais navega através de vários tipos de cores diferentes, sendo que quanto mais avermelhada for, mais aquela zona da página é procurada pelo internauta.

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